10 setembro 2006

Douro: a Região Demarcada mais antiga do Mundo

Tinha pensado falar do rio Douro só em Dezembro, quando se comemora a sua classificação como Património Mundial da Humanidade. Mas não posso deixar passar os 250 anos sobre a data em que foi publicado o Decreto Régio que veio dar origem a esta região demarcada.
A 10 de Setembro de 1756, por Alvará Régio de El-Rei D. José (era então Primeiro-Ministro, Sebastião José de Carvalho e Mello), foi instituída a Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto-Douro, também denominada Real Companhia Velha, formada pelos "principais lavradores do Alto-Douro e homens Bons da Cidade do Porto” e à qual foi confiada a missão de salvaguardar a qualidade do vinho do Douro, evitar adulterações, equilibrar a produção e o comércio e estabilizar os preços.
A "Demarcação Pombalina da Região do Douro", teve lugar entre 1758 e 1761 pelos Deputados da Junta da Administração da Real Companhia Velha, que delimitaram a região dos vinhos de Feitoria do Douro, a mais antiga região demarcada do mundo.
Saiba mais em http://www.realcompanhiavelha.pt e http://www.ivdp.pt
(azulejo da estação do Pinhão)
Voltarei a este tema.

1 comentário:

Nautilus disse...

Segundo o que vem no Público de hoje, não sei qual é a fonte, o Douro não terá sido a primeira região demarcada: "essa distinção cabe a quatro zonas da Toscânia, Itália, entre as quais a clássica Chianti, em 1716, e a Tokay, na Hungria, em 1737". O que não impede que esta tenha sido a primeira em que, para além da demarcação, foram criadas regras para defender a qualidade dos vinhos e a entidade que iria controlar a sua aplicação.